Sobre o projeto
O desafio
Bem-vindo à vanguarda da capacitação digital e da inclusão. Numa era dominada pela rápida digitalização, é imperativo reconhecer e abordar as armadilhas que frequentemente acompanham esta tendência: conteúdos incompletos, informações não verificadas e acessibilidade limitada. No centro desta transformação, reconhecemos a necessidade inegável de garantir que as pessoas com deficiência não são deixadas para trás. Também eles merecem igualdade de acesso ao domínio digital, abrangendo aspectos cruciais da vida, como o trabalho, as interacções sociais e a comunicação. É aqui que a SKILLS entra em ação.

A nossa missão é clara: melhorar as práticas de e-learning, equipando os profissionais com as ferramentas e os conhecimentos necessários para apoiar as pessoas com deficiência no seu percurso rumo à autonomia e a uma vida independente. No meio da agitação da pandemia, a educação online e a formação profissional surgiram como instrumentos essenciais, particularmente para grupos marginalizados como os que têm deficiência intelectual. No entanto, o panorama digital apresenta tanto oportunidades como desafios. As medidas de distanciamento social e a fratura digital podem impedir o caminho para a capacitação.
Sem uma orientação adequada, o aumento da utilização da tecnologia durante o confinamento acarretou o risco de exploração e utilização indevida. O projeto Skills está preparado para enfrentar estas questões de frente, sendo pioneiro em abordagens inovadoras ao e-learning que dão prioridade à inclusão, à igualdade de género e à acessibilidade. Através de esforços de colaboração e aproveitando os quadros europeus sobre competências digitais, pretendemos revolucionar o ensino e a formação profissionais, garantindo que ninguém seja deixado para trás na era digital.
Junte-se a nós nesta viagem transformadora rumo a um futuro mais inclusivo e digitalmente capacitado.
O projeto SKILLS
O projeto SKILLS visa facilitar a formação de profissionais do sector da deficiência, permitindo-lhes formar eficazmente pessoas com deficiência e transferir competências digitais essenciais para a independência e a procura de emprego. Esta ênfase na capacitação das pessoas com deficiência através da formação em cyber competências e da promoção da sua autonomia distingue o projeto e impulsiona a sua abordagem inovadora.
Os nossos objectivos
Capacitar os profissionais e fornecer-lhes um conjunto de competências digitais para promover uma vida independente
Apoiar as pessoas com deficiência a serem mais autónomas
Sensibilizar os jovens profissionais, as partes interessadas e os decisores políticos para a importância das competências digitais e da Vida Independente
O projeto é financiado com o apoio da Comissão Europeia ao abrigo do Programa Erasmus+ e tem uma duração de 30 meses (31/12/2022-30/06/2025).